CHEMISTRY TEACHING INTERNSHIP: PROPOSITION OF PROBLEM- SITUATIONS INVOLVING INORGANIC CHEMISTRY

Autores

  • Carlos Ventura Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS
  • Cleiton Leandro Zimmermann Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS http://orcid.org/0000-0002-8290-1392

DOI:

https://doi.org/10.14571/brajets.v12.n4.362-372

Resumo

Este trabalho descreve e problematiza as práticas pedagógicas desenvolvidas por um estagiário, em formação inicial, com três turmas de primeira série do ensino médio, em uma escola estadual de Porto Alegre–RS, no segundo semestre letivo de 2017. Trata-se de um estudo exploratório qualitativo, baseado em fonte documental (o relatório produzido ao final desse período formativo). Neste artigo, a centralidade incide sobre as atividades de sala de aula que tiveram como referencial o enfoque metodológico chamado de resolução de problemas, bem como as atividades de avaliação e autoavaliação que foram propostas pelo docente e realizadas pelos estudantes do ensino médio. O professor, em formação, abordou centralmente alguns conteúdos conceituais relacionados à Química Inorgânica, com adoção da temática “poluição†como modo de tentar conectar as discussões realizadas com o cotidiano dos estudantes. Os resultados sistematizados, que foram discutidos neste artigo, indicam que foram constituídos elementos importantes de aprendizagem sobre o trabalho docente, favorecendo o desenvolvimento efetivo do estagiário que foi investigado. Este conseguiu assumir um posicionamento seguro sobre seu trabalho, o que inclui, especialmente, processos avaliativos que desvelaram fatores concernentes ao aprendizado dos estudantes e sobre as escolhas metodológicas adotadas no processo.

Biografias Autor

Carlos Ventura Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS

Carlos Ventura Fonseca é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com atuação no Departamento de Ensino e Currículo (DEC) da Faculdade de Educação (FACED). Possui doutorado em Educação (2014), com tese versando sobre a formação de professores de Química e estruturas curriculares das licenciaturas. Em 2010, obteve o título de mestre em Química, com dissertação desenvolvida na linha de pesquisa Educação em Química. Em 2007, graduou-se em Licenciatura em Química. Toda a formação acadêmica (graduação e pós-graduação) foi realizada na UFRGS. Foi professor da rede estadual e da rede privada de ensino médio do Rio Grande do Sul (2007-2013). Atuou no ensino técnico de nível médio, quando foi professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2013-2017). Tem experiência em docência e pesquisa na área de Educação em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, ensino de Química e Ciências, materiais didáticos, formação inicial e formação continuada de professores.

Cleiton Leandro Zimmermann Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS

Estudante de Licenciatura em Química da UFRGS, envolvido com pesquisas em Educação Química durante a graduação.

Referências

ANTUNES, M.; ADAMATTI, D. S. ; PACHECO, M. A. R. ; GIOVANELA, M. pH do Solo: Determinação com Indicadores Ácido-Base no Ensino Médio. Química Nova na Escola, n. 21, mai., 2005.

BATINGA, V. T. S.; TEIXEIRA, F. M. O que pensam os professores de química do Ensino Médio sobre o conceito de problema e exercício. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Atas do VII ENPEC. Florianópolis: ABRAPEC, 2009. Disponível em <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/889.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2018.

BENTLIN, F.R.S. Resolução de problemas como prática de ensino de funções inorgânicas para alunos de EJA. Trabalho de Conclusão de Curso – Graduação em Licenciatura em Química. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2010. Disponível em: < http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/28591> acesso 05 de outubro 2017.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Volume 2. Brasília: MEC/SEB, 2008.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Guia de livros didáticos: PNLD 2015: química: ensino médio. Brasília: MEC/SEB, 2014.

CARDOSO, A. A. ; FRANCO, A. Algumas Reações do Enxofre de Importância Ambiental. Química Nova na Escola. v.31, n.4, nov., 2009.

ESTEBAN, M. P. S. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010. 288 p.

FERNANDES, L. dos S.; CAMPOS, A. F. Tendências de pesquisa sobre a resolução de problemas em Química. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 16, p. 458-482, 2017.

FONSECA, C. V. A formação de professores de química em instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul: saberes, práticas e currículos. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014a.

FONSECA, C. V. Representações sociais no ensino de química: perspectivas dos estudantes sobre poluição da água. Experiências em Ensino de Ciências, v.9, n.3, p.26-43, 2014b.

FONSECA, C. V.; SANTOS, F. M. T. O curso de licenciatura em química da UFRGS: estudo da estrutura curricular e de aspectos constitutivos da formação docente. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 8, n. 3, p. 81-111, nov. 2015.

FREITAS, A.P. ; BATINGA, V. T. S. Tendências de pesquisa sobre a Resolução de Problemas em Química no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindoia, Anais, 2015.

GEPEQ (GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO QUÍMICA), Instituto de Química, USP. Experiências Sobre Solos. Química Nova na Escola. v.8, nov., 1998.

GOI, M.E.J. A construção do conhecimento químico por estratégias de resolução de problemas. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Luterana do Brasil, 2004.

GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Effective Evaluation. San Francisco: Jossey Bass, 1981.

LEITE, L. ; AFONSO, A. Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas. Características, organização e supervisão. Boletín das Ciencias,v.16, n.48, p. 253-260, 2001.

LEMOS, P.S.; SÁ, L.P. A avaliação da aprendizagem na concepção de professores de química do Ensino Médio. Revista Ensaio, v. 15, n. 3, p.53-71, 2013.

LOPES, A. S.; SILVA, M. de C.; GUILHERME, L. R. G. Acidez do Solo e Calagem. 3. ed. Associação Nacional para Difusão de Adubos: São Paulo, 1990.

LÃœDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MAIA, D. J.; GAZOTTI, W. A.; CANELA, M. C.; SIQUEIRA, A. E. Chuva Ácida: Um Experimento para Introduzir Conceitos de Equilíbrio Químico e Acidez no Ensino Médio. Química Nova na Escola, n. 21, mai., 2005.

MOZETO, A. A. Química atmosférica: a química sobre nossas cabeças. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, ed. especial, mai., 2001.

POZO, J. I (Org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998.

POZO, J.I. ; CRESPO, M. A. G. A Solução de Problemas nas Ciências da Natureza. In: A Solução de Problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Tradução Beatriz Neves. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

POZO, J.I. ; CRESPO, M. A. G. A Aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5 Ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

SÁ, L. P.; FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S. L. Estudos de caso em química. Química Nova, v. 30, n. 3, p. 731-739, mar. 2007.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. São Paulo: Libertad, 2008.

VILLEGAS, A. M.; LUCAS, T. Preparing culturally responsive teachers: Rethinking the curriculum. Jornal of Teacher Education, v.53, n.1, p.20-32, 2002.

ZEICHNER, K. M. A Formação de Professores para a justiça social em tempos de incerteza e desigualdades crescentes. In: DINIZ-PEREIRA, J. E.; ZEICHNER, K. M. A. (orgs.). Justiça Social – Desafio para a Formação de Professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. 168 p.

Publicado

2019-12-29

Edição

Secção

Article