GRAVURA E MEMÓRIA AFETIVA: SEUS RASTROS, RESTOS, ACÚMULOS, TEXTURAS E APAGAMENTOS

Autores

  • Simone Simões Gomes Universidade Federal de Goiás
  • José Cesar Teatini de Souza Clímaco Universidade Federal de Goiás (UFG) Goiânia, GO

DOI:

https://doi.org/10.14571/cets.v9.n2.263-274

Resumo

O presente artigo é a comunicação do andamento da minha pesquisa poética em arte visual que tem por objeto a criação de um pensamento visual poético através da investigação dos processos de produção de gravuras relacionados às memórias afetivas que se acumulam e se apagam durante nossas vidas. Impressões e matrizes são objetos carregados de memória, onde o processo de gravação da matriz resulta rico em vestígios, rastros, restos, acúmulos, texturas, fantasmagorias e apagamentos a partir dos quais produzimos gravuras. São importantes em minha pesquisa as matrizes muitas vezes ignoradas nos processos tradicionais da gravura, como objetos carregados de significado afetivo e a investigação e experimentação da gravura e seus processos num contexto expandido e contemporâneo.

Biografia Autor

Simone Simões Gomes, Universidade Federal de Goiás

Simone Simões (Simone Simões Gomes), Natural de Londrina PR, 1967, reside e trabalha em Goiânia, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UNB - Universidade de Brasília, Bacharel em Psicologia pela PUC - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Mestranda em poéticas visuais pela FAV - Programa de Pós Graduação em Arte e Cultura Visual Universidade Federal de Goiás. Integrante do Grupo de Pesquisa Ateliê Livre – procedimentos e Pesquisas em Gravura e Estamparia da FAV/UFG. Pesquisa poéticas visuais contemporâneas

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Publicado

2016-08-31

Edição

Secção

Article