Quebra-Cabeça Raio-X: Jogo sobre o Esqueleto baseado em Imagens Radiográficas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14571/brajets.v14.n4.684-690

Resumo

A tecnologia está presente no cotidiano, alterando os processos produtivos, os vínculos interpessoais e as metodologias educacionais. O processo de ensino-aprendizagem, inserido nesse contexto virtual, deve contemplar a construção de ideias baseadas na interação entre sujeito e objeto, e, portanto, o jogo educativo digital pode ser uma importante ferramenta. Além do caráter recreativo, a presença de estímulos visuais e sonoros e de recursos interativos promove a concentração e o raciocínio lógico, bem como mobiliza esquemas mentais. Um jogo sobre o esqueleto foi desenvolvido para apoiar o estudo de anatomia nas aulas de ciências no ensino fundamental e de biologia no ensino médio. O Quebra-cabeça Raio-X foi criado com o programa Adobe Captivate, utilizando imagens radiográficas e ilustrações confeccionadas com Adobe Illustrator e Photoshop; menus interativos esquematizam o conteúdo, e exercícios de quebra-cabeça, de relacionar colunas e de múltipla escolha atestam o aprendizado e proporcionam ludicidade. Audiodescrição visa acessibilidade. O jogo foi publicado no ambiente de aprendizagem Museu virtual do corpo humano (...). Espera-se, com o jogo, ao evidenciar o interior do corpo a partir de imagens reais e ao tornar lúdico um elemento de diagnóstico clínico, promover de forma atrativa o entendimento dos constituintes ósseos, contribuindo para o ensino sobre o corpo humano nos níveis escolares fundamental e médio.

Biografia do Autor

Ismael Krüger Pescke, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando PPG Ecologia Bacharel em Ciências Biológicas

Tatiana Montanari, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Ciências Morfológicas, Instituto de Ciências Básicas da Saúde

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Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Artigo