Avaliação do jogo SIMULES no apoio ao ensino e aprendizagem de Engenharia de Software

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14571/brajets.v11.n4.680-692

Resumo

Uma das causas do mau planejamento do software é a falta de profissionais qualificados e para melhorar a qualidade destes é preciso aperfeiçoar a qualidade do ensino na área de Engenharia de Software nas universidades. Os jogos educacionais se apresentam como uma alternativa promissora como método de apoio do ensino já que são capazes de ensinar enquanto divertem, motivando o aluno a aprender, porém, ainda há a necessidade de avaliação dos reais benefícios desse recurso didático visto que há poucos estudos feitos na área de Engenharia de Software. Assim, este trabalho analisou qualitativamente e quantitativamente o jogo SimulES (Simulador de Engenharia de Software), um jogo educacional de cartas que simula o processo de desenvolvimento de software. Aplicando-o aos estudantes de Engenharia da Computação na UNIVASF na disciplina de Engenharia de Software II, com o objetivo de inferir a sua eficácia no ensino de gerenciamento de projetos de software. A aplicação do jogo foi feita com 22 alunos no semestre de 2017.1. Os conceitos de reação Kirkpatrick, Modelo ARCS, Experiência do Usuário em Jogos e Taxonomia BLOOM foram utilizados para mensurar a qualidade da aprendizagem obtida através do jogo. O resultado da análise através do teste t de Student mostrou que as atividades do jogo são divertidas, prazerosas e desafiadoras, além de ser capaz de motivar os alunos a aprenderem o conteúdo gerenciamento de projeto de software e contribuir para o aprendizado desse conteúdo.

Biografia do Autor

Lucas Florêncio de Brito, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduado em Engenharia da Computação (UNIVASF). Estudante de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Biológicas (UNIVASF). Áreas de interesse: Engenharia de Software, jogos educacionais, tecnologias para educação, tecnologia aplicada à área de saúde.

Ricardo Argenton Ramos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco, possui graduação em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia - FATEC-TQ (1999), especialização em Ciência da Computaçãopela Universidade Federal de São Carlos- UFSCar e Faculdade de Informática de Lins - FIL (2002), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2004), Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2009) e pós-doutorado na University of Waterloo, Canadá (2014 - 2015). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia de Software Interdisciplinar, Computação e saúde, Ensino de Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos, Qualidade e Métricas de Software.

Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto - Possui graduação em Sistemas de Informação pela Faculdade Integrada do Recife (2004), mestrado e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco em 2008 e 2015 respectivamente. Atualmente é professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Mineração de Dados, Inteligência Artificial, Banco de Dados e Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: processo de descoberta de conhecimento em bases de dados, algoritmos de buscas, data warehouse e desenvolvimento dirigido por modelos.

Brauliro Gonçalves Leal, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Docente do Curso de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Desenvolve pesquisa na área de modelagem matemática e computacional de sistemas e da simulação e desempenho de sistemas computacionais.

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Publicado

2018-12-29

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