FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROUCA: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS NARRATIVAS DE PROFESSORES

Autores

  • Albina Pereira de Pinho Silva Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Marie Jane Soares Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14571/cets.v10.n3.219-235

Resumo

Neste texto, discutimos parte das ações formativas propostas e vivenciadas pelos professores de uma escola da rede municipal de ensino situada em Mato Grosso contemplada com o Projeto Um Computador por Aluno (PROUCA), uma política pública educacional formulada pelo governo federal, para trezentas escolas brasileiras. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de natureza qualitativa, aliada aos pressupostos do método narrativo realizado em conjunto com entrevistas focais, entrevistas narrativas e sessões de observação participante, como também registros em diário de campo. O conjunto de dados em análise aponta que as ações formuladas pelo Ministério da Educação (MEC) não corresponderam às expectativas de aprendizagem nem as necessidades dos professores da escola pesquisada, por estas razões as ações propostas não ecoaram nas práticas pedagógicas da sala de aula como propuseram e desejavam os formuladores do projeto de formação de professores para o PROUCA.

Biografia do Autor

Albina Pereira de Pinho Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Albina Pereira de Pinho Silva é licenciada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Juara. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa de Formação Docente, Gestão e Práticas Educacionais (GEFOPE) e atua como coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Pedagogia/UNEMAT/Juara. Endereço eletrônico: albina@unemat.br

Marie Jane Soares Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Marie Jane Soares Carvalho é licenciada em Pedagogia. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Pós-doutora pela UNED/Madrid. É docente no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE). Participa como membro de dois grupos de pesquisa CNPq: Inclusão digital (UPF) e Tempo e Sociedade (UFMG). Endereço eletrônico: Marie.jane@ufrgs.br

Referências

ALMEIDA, M. E. B. de ; VALENTE, J. A. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BONILA, M. H. S. Políticas públicas para inclusão digital nas escolas. In: Motrivivência, Ano XXII, Nº 34, Jun./2010, p. 40-60.

BRASIL. Secretaria de Educação a Distância - SEED/MEC. Reunião de trabalho: utilização pedagógica intensiva das TIC nas escolas. São Paulo-SP, EPUSP-LSI, 14 a 15 de dezembro de 2005. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000337.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2011.

_______. Câmara dos Deputados. Um computador por aluno: a experiência brasileira. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2008.

_______. Lei nº 12.249/2010, de 10 de junho de 2010. Cria o Programa Um Computador por Aluno - PROUCA e institui o Regime Especial de Aquisição de Computadores para Uso Educacional – RECOMPE. Disponível em: <http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=261443>. Acesso em: 10 mar. 2011.

_______. Ministério da Educação. Programa um computador por aluno - preparando para expansão: lições da experiência piloto brasileira na modalidade um computador por aluno. Relatório 1 do Laboratório de Estudos Cognitivos – LEC/UFRGS, 2010a.

_______. Ministério da Educação. Programa um computador por aluno - preparando para expansão: lições da experiência piloto brasileira na modalidade um computador por aluno. Relatório 1 da PUC/SP, 2010b.

_______. Ministério da Educação. Diretrizes: Programa Nacional de Informática na Educação. Disponível em: <http://www.ProInfo.mec.gov.br/biblioteca/documentos/ProInfo.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2011.

CANDAU, V. M. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: _______. (Org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. Cap. 3, pp. 51-68.

CAVALLO, D. Learning vision. Disponível em: <http://wiki.laptop.org/go/Learning_Vision_PT>. Acesso em: 13 jun. 2011.

GOODSON, I. F. Dar a voz ao professor: as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Portugal: Porto Editora, 2000. Cap. 3, p. 63-78.

______. Currículo, narrativa e o futuro social. Tradução Eurize Caldas Pessanha e Marta Banducci Rahe. In: Revista Brasileira de Educação, v. 12 n. 35 maio/ago. 2007.

______. As políticas de currículo e de escolarização: abordagens históricas. Tradução de Vera Joscelyne. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Tradução Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artmed, 2010.

KIST, S. de O. Um laptop por criança: implicações para as práticas de leitura e escrita. UFRGS, 2008. 241 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

MATO GROSSO. Lei nº 8.405, de 27 de dezembro de 2005. Dispõe sobre a estrutura administrativa e pedagógica dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica do Estado de Mato Grosso – CEFAPROs/MT. Diário Oficial do Estado de Mato Grosso, Cuiabá, 29.05.2005.

_______. Política de formação dos profissionais da educação básica de Mato Grosso: formação em rede entrelaçando saberes. Cuiabá, MT: SUFP/SEDUC/MT, 2011.

_______. Secretaria de Estado de Educação – SEDUC/MT. CEFAPROS e NTEs. Disponível em: <http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=79>. Acesso em: 08 jun. 2012.

NÓVOA, A. O regresso dos professores. Pinhais: Editora Melo, 2011.

______. Pensar alunos, professores, escolas, políticas. In: Revista Educação, Cultura e Sociedade - ECS, Sinop/MT, v.2, n.2, p.07-17, jul./dez. 2012.

OLPC. Disponível em: <http://wiki.laptop.org>. Acesso em: 21 abr. 2011.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

SANTOS, M. B. F.; BORGES, M. K. Alterações no cotidiano escolar decorrentes da implantação de laptops educacionais. In: Revista e-Curriculum, PUCSP-SP, Volume 4, número 2, junho 2009. Disponível em <http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum>. Acesso em: 12 jun. 2011.

SCHÄFER, Patrícia, B. Redes de conhecimento, autoria coletiva e modalidade de aprendizagem um computador por aluno: explorando possibilidades da cultura digital. In: III Simpósio Internacional e VI Fórum Nacional de Educação da ULBRA/Torres Políticas Públicas, Gestão da Educação, Formação e Atuação do Educador, 2009, Torres/RS. Anais do III Simpósio Internacional e VI Fórum Nacional de Educação da ULBRA/Torres Políticas Públicas, Gestão da Educação, Formação e Atuação do Educador, 2009.

SCHÃœTZ, A.; LUCKMANN, T. Las estructuras del mundo de la vida. Buenos Aires: Amorrortu, 2009.

SILVA, M. Internet na escola e inclusão. In: ALMEIDA, M. E. B. de; MORAN, J. M. (Orgs.). Integração das tecnologias na educação. Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005. p. 62-69.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2008.

______; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2009.

VAILLANT, D.; MARCELO, C. Las tareas del formador. Málaga. Ediciones Aljibe, 2001.

VALENTE, J. A. Criando ambientes de aprendizagem via rede telemática: experiência na formação de professores para o uso da informática na educação. In: _______ (Org.). Formação de educadores para o uso da informática na escola. Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 2002. Cap. 1, p. 1-19.

Downloads

Publicado

2017-09-27

Edição

Seção

Artigo