REFLEXÕES ACERCA DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA WEB RÁDIO EDUCATIVA UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Alecir Francisco de Carvalho Universidade do Estado de Minas Gerais / Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
  • Cleder Tadeu Antão da Silva Universidade do Estado de Minas Gerais.
  • Elias José Lopes de Freitas Universidade do Estado de Minas Gerais.
  • Amanda Ribeiro Barbosa Universidade do Estado de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.14571/cets.v9.n1.40-52

Resumo

Este artigo analisa a proposta de criação de uma WEB Rádio Educativa Universitária na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais - FAE/UEMG em Belo Horizonte. A proposta teve sua origem a partir dos resultados de uma pesquisa institucional feita no ano de 2009 que mais tarde se desdobrou em uma ação em 2011, objetivando na criação e consolidação de uma WEB Rádio Universitária. Portanto, as fases de implementação da WEB Rádio são apresentadas e discutidas, e é possível destacar os estudos realizados no que se refere ao uso de softwares para a edição, codificação e transmissão de arquivos de áudio, bem como da gestão de programação. O caminho da criação e implementação deste recurso de comunicação em discussão, tornou possível um contato maior com a literatura da área, a fim de permitir uma compreensão ampliada da importância da mídia para o campo da educação. Além disso, a proposta também colaborou para a criação de uma metodologia técnica para a expansão das WEB Rádios em escolas e outras instituições de ensino, o que ocorreu através de parcerias após os anos de 2012 e 2013.

Biografia do Autor

Alecir Francisco de Carvalho, Universidade do Estado de Minas Gerais / Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Doutorando em Design - PUC-Rio. Mestre em Design - UEMG. Professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais - Integrante dos Grupos de Pesquisa: NECT FAE UEMG; LINC DESIGN PUC RIO; EDUCAMÍDIA UFF.

Cleder Tadeu Antão da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais.

Mestrado em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG, Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2001). Atualmente é Professor da Faculdade de Educação dessa mesma Universidade - Integrante dos Grupos de Pesquisa: NECT FAE UEMG

Elias José Lopes de Freitas, Universidade do Estado de Minas Gerais.

Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Amanda Ribeiro Barbosa, Universidade do Estado de Minas Gerais.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Tecnologia.

Referências

ARRUDA, E. Relações entre tecnologias digitais e educação: perspectivas para a compreensão da aprendizagem escolar contemporânea. In: FREITAS, M. T. A. (Org.). Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. Cap. 01, p. 13-22.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMISSORAS DE RÁDIO E TELEVISÃO. A história do Rádio no Brasil. Brasília, 2008. Disponível em: < http://www.abert.org.br/site/index.php?/ downloads/artigos/124-ahistoriadoradionobrasi.html >. Acesso em: 01 abr. 2013.

ASSUMPÇÃO, Z. A. Rádio escola: uma proposta para o ensino de primeiro grau. São Paulo: Annablume, 1999.

BELLONI, M. L. O que é Mídia-Educação?. Campinas, Autores Associados, 2005.

CAMÕES, M. C. L. S. Práticas culturais e formação de professores: desafios e perspectivas. In: GOUVEIA, G.; NUNES, M. F. (Org.) Crianças, Mídias e Diálogos. Rio de Janeiro: Rovelle, 2009. Cap. 09, p. 175-192.

ENZENSBERGER, Hans Magnus. Elementos para uma teoria dos meios de comunicação. São Paulo: Conrad, 2003.

GOMEZ, G. O. De “ouvintes†a “falantes†da rádio, o desafio educativo com os novos “rádiouvintesâ€. In: PRETO, N. L.; TOSTA, S. P. (Org.) Do MEB à WEB: o rádio na educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. Prefácio, p. 07-12.

GONÇALVES, E. M.; AZEVEDO, A. B. O Rádio na escola como instrumento de cidadania: uma análise do discurso da criança envolvida no processo. Revista Acadêmica do Grupo Comunicacional de São Bernardo, São Paulo, Ano 01, n.2, jul-dez. 2004. Disponível em: <http://www2.metodista.br/unesco/GCSB/comunicacoes_radio_ escola.pdf>. Acesso em: 03 abr. 2009.

KERKHOVE, D. A pele da cultura: investigando a nova realidade eletrônica. São Paulo: Annablume, 2009.

LIMA, Carlos Alberto Mendes. Como Implementar rádio escolar: sua escola antenada nas ondas da comunicação. In: SÃO PAULO. Secretaria Municipal de São Paulo. Guia de Implementação de Projeto Rádio Escolar. São Paulo, 2006. Disponível em: <http://www.usp.br/nce/manual/paginas/

manual1.pdf>. Acesso em: 03 abr. 2009.

MCLUHAN, M. Visão, Som, Fúria. In: LIMA, L. C. Teoria da Cultura de Massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000. Cap 04, p. 153-162.

MORAES, R. A. Mídia e Educação. Revista Conect@, Rio de Janeiro, n.4, fev. 2002. Disponível em: <http://www.revistaconecta.com/conectado s/rachel_midia_educacao.htm>. Acesso em: 10 mar. 2011.

MORAN, J. M. As mídias na educação. In: MORAN, J. M. Desafios na Comunicação Pessoal: gerenciamento integrado da comunicação pessoal, social e tecnológica. 3.ed. São Paulo: Paulinas, 2007. Cap. 06, p. 162-166.

PIMENTEL, F. P. O Rádio Educativo no Brasil: uma visão histórica. Rio de Janeiro: Soarmec, 2004.

PRETO, N. L.; TOSTA, S. P. (Org.). Do MEB Ã WEB: o rádio na educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

RABOY, M. Mídia e democratização na sociedade da informação. RABOY, M. Mídia e Democratização na Sociedade da Informação. In: MARQUES DE MELO, J.; SATHLER, L. Direitos à Comunicação na Sociedade da Informação. São Bernardo do Campo, SP: Umesp, 2005. Disponível em: <http://www.lucianosathler.pro.br/site/images/ conteudo/livros/direito_a_

comunicacao/181_201_midia_democratizacao_raboy.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2011.

TEIXEIRA, M. M. et al. A rádio web universitária como modalidade educativa audiovisual em contexto digital: os casos da Espanha e de Portugal. In: PRETO, N. L.; TOSTA, S. P. (Org.). Do MEB Ã WEB: o rádio na educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. Cap. 11, p. 175-196.

Downloads

Publicado

2016-04-29

Edição

Seção

Artigo