MÚSICA, FORMAÇÃO E INDÚSTRIA CULTURAL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE DE THEODOR ADORNO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS EM FORMAÇÃO MUSICAL NA ATUALIDADE

Autores

  • Eliton Perpétuo Rosa Pereira IFG-Campus Goiânia

DOI:

https://doi.org/10.14571/cets.v9.n2.295-304

Resumo

O texto propõe uma análise das possíveis contribuições da Teoria Crítica da Sociedade para o desenvolvimento de pesquisas que relacionam música, formação e indústria cultural na atualidade. Objetiva-se mostrar a possibilidade de estudos sobre a influência da música na indução de condutas sociais consideradas alienantes, na produção de consumo involuntário e na inversão de valores. Três estudos, em que a música se destaca, são apresentados: 1) Bailes funk; 2) Músicas de indução ao consumo; e 3) Mercado musical gospel. As bases teóricas adornianas permitem compreender com maior clareza o papel da formação musical diante da maciça produção do contexto da indústria cultural.

Biografia do Autor

Eliton Perpétuo Rosa Pereira, IFG-Campus Goiânia

Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal de Goiás (EMAC-UFG/2006); Especialista em Tecnologias em Educação (PUC/RJ/2010); Licenciado em Música (EMAC-UFG/2003). Foi efetivo da Secretaria de Educação do Estado de Goiás de 2004 a 2012, atuando na Educação Básica, no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE-Goiânia) e no Centro de Estudo e Pesquisa "Ciranda da Arte". Em 2013 publicou o livro "Música, Educação e Informática: gênese e construção de conceitos musicais na escola". Atualmente pertence ao corpo docente do IFG. Tem experiência em Educação Musical, Formação de Professores, EaD e Tecnologias Educacionais.

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Publicado

2016-08-31

Edição

Seção

Artigo