DOCÊNCIA PARA O ENSINO SUPERIOR: INOVAÇÃO, INFORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA ERA DIGITAL

Autores

  • José Anderson Santos Cruz Universidade Estadual Paulista, UNESP, Bauru, SP
  • José Luís Bizelli Unesp FCLar

DOI:

https://doi.org/10.14571/brajets.v8.n1.79-90

Resumo

Observa-se na atualidade, que as tecnologias ditam a ordem do trabalho e o trabalho braçal cada vez mais é substituído por máquinas - por sua vez, cada vez mais autônomas e inteligentes. Nessa contemporaneidade da era digital – cultura digital, também denominada como era do computador e da convergência tecnológica e de dispositivos, as Tecnologias de Informação e da Comunicação – TIC e atualmente as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC estão presentes em boa parte, tanto no trabalho quanto na sala de aula e entre vários momentos e situações das pessoas. Entende-se que o século XX foi cenário da revolução no âmbito das comunicações, que, em conjunto com três fatores – microeletrônica, os computadores e as telecomunicações -, sem dúvida proporcionam relações estreitas e maior conhecimento entre os diversos povos, além de harmonizar fronteiras pelo mundo virtual. Com isso, a educação foi e é o principal fator para o desenvolvimento de uma nação e para a competitividade internacional de um país. Logo, as TIC promovem uma inovação no âmbito da educação e formação, do acesso à informação e poder apropriá-las para gerar o conhecimento devido. Assim, corroborando para a formação de docentes e discentes no ensino superior, o presente texto, utilizou-se da pesquisa bibliográfica, da experiência empírica e a vivência durante o mestrado no Programa de Pós graduação em Televisão Digital pela UNESP/Bauru-SP. Com isso, foi possível observar e vivenciar que as TIC cada vez mais disseminam a informação, mas é preciso construir o conhecimento – nem toda informação gera conhecimento. Essa construção dá-se mediante o corpo docente estar preparado para utilizar-se dos meios pelo acesso e apropriação, no qual inclui competências e habilidades para ensinar, mediar e aprender a aprender com os meios. Sendo assim, promover a internacionalização do conhecimento e preparar o corpo discente a serem mais reflexivos e críticos quanto às informações acessadas. Palavras-chave: Informação e conhecimento; Mediação educacional; Docência; Ensino Superior; Tecnologias

Biografia do Autor

José Anderson Santos Cruz, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Bauru, SP

Mestrando no Programa de Pós-graduação em TV Digital: Informação e Conhecimento pela FAAC-UNESP-Bauru/SP e Aluno especial em Comunicação Midiática . Graduado em Tecnologia em Marketing pela Faculdade Anhanguera de Bauru/SP. Especialização em Antropologia na Universidade Sagrado Coração. USC-Bauru/SP. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior e MBA Gestão Estratégica de Negócios pela Faculdade Anhanguera Bauru/SP. Membro da ABRP - Associação Brasileira de Relações Públicas. Membro do CRA - Conselho Regional de Administração. Membro da INTERCOM Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Consultor em Marketing e Comunicação, Palestrante, Gestor de Projetos e Eventos. Consultor em Serviços e Estratégias no segmento Beleza. Palestrante. Coordenação e Gestão de Projetos, Eventos Corporativos e Educacionais. Interesse e pesquisas nas áreas de Marketing, Comunicação, Mídias, Produção de Sentido, Análise do Discurso, Educação, Comunicação em Moda, Negócios, Criação, Pesquisa de Mercado, Embelezamento Pessoal, Consumidor, Administração, Relações Públicas, Comunicação e Mídia no Serviço Social, Politicas Públicas, Visagismo, Construção de Identidade, TV Digital, Educomunicação. Aluno pesquisador na área de Comunicação, Relações Públicas acerca das questões do Serviço Social , Comunicação Midiática, Análise do Discurso, Cibercultura e demais áreas que envolvem a Comunicação. Além disso, convergências midiáticas, redes sociais. Experiência em planejamento e análise de mercado; Construção e desenvolvimento do Plano de Marketing e outros; Serviços de Coordenação e Supervisão de Equipes; Controle de vendas; Seleção, Desenvolvimento e Treinamento de Pessoal; Gestão de Pessoas. Supervisão Pedagógica; Administração de Departamento/Filial/Franquia; Participação de feiras e execução de eventos. Docente em cursos de especialização em cursos no segmento de beleza, visagismo, colorimetria. Graduação em andamento em Comunicação Social habilitação em Relações Públicas pela Universidade Sagrado Coração-USC Bauru/SP.

José Luís Bizelli, Unesp FCLar

Possui graduação (1980) em Arquitetura pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado (1990) e doutorado (2003) em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É Livre Docente (janeiro/2013) em Gestão de Políticas Públicas da Faculdade de Ciências e Letras UNESP, Campus de Araraquara, e está credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Televisão Digital: informação e conhecimento (FAAC-UNESP, Bauru) e Educação Escolar (FCLAr-UNESP, Araraquara). Coordena o Grupo de Pesquisa (CNPq) intitulado Programa de Governança para a Administração Municipal, dedicando-se a pesquisar principalmente os seguintes temas: inovação, desenvolvimento sustentável, governança em instituições públicas, TICs voltadas ao Ensino a Distância e aplicativos educativos para TVDI. Fez seu Pós-doutorado no Departamento de Ciencias de la Educación, da Universidad de Alcalá de Henares (UAH), Espanha (fevereiro a julho/2013), sendo um dos responsáveis pelo convênio sobre Educação entre a UNESP e a UAH. Foi Diretor da Faculdade de Ciências e Letras Unesp Araraquara e Presidente de seu Laboratório Editorial, durante o quadriênio 2009-2012. Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/3751287338655685.

Downloads

Publicado

2015-04-21

Edição

Seção

Artigo