Teacher education in B-Learning at the University of the Azores: reflection on the experience in the field of history, geography and culture of the Azores (Portugal)

Authors

  • Raquel José de Jesus Vigário Dinis Universidade dos Açores. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente (NICA).
  • João José Monteiro Mora Porteiro Universidade dos Açores, Faculdade de Ciências e Tecnologia. CIBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, InBIO Laboratório Associado, Pólo dos Açores.
  • Susana Goulart Costa Universidade dos Açores, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Investigadora Integrada do Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa/Universidade dos Açores.
  • Rute Isabel Rodrigues Dias Gregório Universidade dos Açores, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Investigadora Integrada do Centro de História d’Áquém e d’Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa/Universidade dos Açores.

DOI:

https://doi.org/10.14571/brajets.v11.n4.594-612

Abstract

The curricular approach to History, Geography and Culture of the Azores, within the non-disciplinary curriculum area of Citizenship, results from a decision of the Regional Government of the Azores. The University of the Azores prepared - under request of Regional Secretariat for Education and Culture - the Curriculum Matrix and the Program for teaching History, Geography and Culture of the Azores, in the 6th grade of the 2nd cycle of Basic Education. In 2016, a Training Workshop was designed to support the work of the teachers involved, aiming to provide an updated scientific approach to the program contents, to support discussion and reflection on the possibilities of pedagogical approach, and to address the construction and sharing of teaching materials in the field. This Training Workshop was designed to occur in B-learning (with classroom sessions and distance learning), involving sixty 6th grade teachers, dispersed throughout the nine islands of the Azorean Archipelago. To support the online learning component a Virtual Learning Environment was conceived, following a methodology inspired by principles of Educational Design Research. It was designed to enable the supervised construction, evaluation and validation of teaching materials in History, Geography and Culture of the Azores, operating as a community of research and practice. This article analyzes the path taken in the organization and management of the Virtual Learning Environment that supported this Training Workshop, and aims to deepen the reflection on the potential and possible constraints underlying B-Learning in-service teacher education at the University of the Azores.

Author Biographies

Raquel José de Jesus Vigário Dinis, Universidade dos Açores. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente (NICA).

Raquel José de Jesus Vigário Dinis é Doutorada em Educação, especialidade em Desenvolvimento Curricular, pela Universidade dos Açores, Mestre em Gestão Curricular pela Universidade de Aveiro e Licenciada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade dos Açores. É docente na Universidade dos Açores desde 1999, estando ligada à formação inicial e contínua de educadores de infância e de professores do 1º ciclo do ensino básico. Atualmente, é Professora Auxiliar desta Universidade e Diretora da Licenciatura em Educação Básica. Possui várias comunicações e artigos publicados no âmbito da Educação e do Currículo, a sua atividade docente encontra-se orientada, fundamentalmente, para a lecionação na área da diferenciação, integração curricular e construção e Gestão de Materiais Pedagógicos, bem como para o acompanhamento de estágios curriculares no âmbito da Licenciatura em Educação Básica e do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da mesma Universidade. Orientou já cerca de 10 Dissertações de Mestrado (em temáticas relativas à Integração, Diferenciação Curricular e Construção e Gestão de Materiais Pedagógicos) e participou em mais de 30 júris de provas públicas na área da educação e formação de professores. É membro colaborador do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), da Universidade dos Minho e membro integrado do Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente (NICA), da Universidade dos Açores.

João José Monteiro Mora Porteiro, Universidade dos Açores, Faculdade de Ciências e Tecnologia. CIBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, InBIO Laboratório Associado, Pólo dos Açores.

João José Monteiro Mora Porteiro é Professor Auxiliar com Nomeação Definitiva da Universidade dos Açores. Licenciado em Geografia e Planeamento Regional pela Universidade Nova de Lisboa (1990), prestou Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica em 1996 e de Doutoramento em Geografia em 2001, na especialidade de Ordenamento do Território e Planeamento Regional (Universidade dos Açores). Desde 1990 que desenvolve a sua atividade profissional no Departamento de Biologia/Seção de Geografia/Gestão e Planeamento Ambiental, tendo como áreas de interesse o Ordenamento do Território, o Planeamento Ambiental, a Conservação da Natureza, a Gestão de Recursos Naturais e os Sistemas de Informação Geográfica. Além da produção científica, tem participado na realização de projetos de investigação e de prestações de serviços à comunidade (contemplando mais de 30 projetos concluídos), financiados, designadamente, pela administração pública regional e pelas autarquias locais. Na docência, assegura a regência de disciplinas ministradas a licenciaturas, pós-graduações e cursos de mestrado, com incidência nas áreas da Geografia Física e Humana, Ordenamento do Território, Planeamento Biofísico, Gestão Ambiental e Sistemas de Informação Geográfica. Ainda na componente de docência, lecionou na licenciatura e no curso de mestrado em Ensino de História e Geografia. Integrou a Comissão Consultiva Regional de Formação Contínua do Sistema Educativo Regional e a Comissão do Currículo Regional de Educação Básica da Região Autónoma dos Açores. Desde 2006 é investigador do CIBIO Açores – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos.

Susana Goulart Costa, Universidade dos Açores, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Investigadora Integrada do Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa/Universidade dos Açores.

Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Doutorada em História pela Universidade dos Açores. Prepara um segundo Doutoramento em Museologia, área onde tem desenvolvido projectos ao nível da investigação, nomeadamente na concepção de programas científicos e museológicos. Docente na Universidade dos Açores, na qual lecciona disciplinas da área da História, Museologia e Património Cultural em cursos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento. Coordenadora do Mestrado em Património, Museologia e Desenvolvimento da Universidade dos Açores. Coordenadora do Doutoramento em História Insular e Atlântica (séculos XV-XX) da Universidade dos Açores Investigadora Integrada do CHAM (Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa/Universidade dos Açores. Investigadora Colaboradora do CITAR (Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes da Universidade Católica Portuguesa). Membro da Comissão Diocesana dos Bens Culturais da Igreja da Diocese de Angra.

Rute Isabel Rodrigues Dias Gregório, Universidade dos Açores, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Investigadora Integrada do Centro de História d’Áquém e d’Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa/Universidade dos Açores.

Rute Isabel Rodrigues Dias Gregório nasceu no Uíge, Angola, em 1966. É Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Departamento de História Filosofia e Artes da Universidade dos Açores e investigadora integrada do Centro de História de Aquém e de Além-Mar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores. Realizou profissionalização no ensino secundário, área de História, em 1992-1993. Fez Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica em 1998, com a dissertação Pero Anes do Canto: um homem e um património (1473-1556) [pub. 2001] e a aula pública Nas franjas da sociedade medieval: problemáticas do estudo da marginalidade na Idade Média (pub. 1998). Doutorou-se em História, em 2006, com a tese Terra e fortuna: os primórdios da humanização da ilha Terceira (1450?-1550) [pub. 2007]. Possui pós-graduação em Ciências Documentais e da Informação pela Universidade dos Açores (2008), tem um Master em Documentação pela Universidade de Alcalá de Henares (2011) [pub. 2015]. Foi diretora da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada entre 1 de outubro de 2011 e 1 de janeiro de 2017. Atualmente é diretora da Biblioteca, Museu e Arquivo da Universidade dos Açores e diretora do Serviço Diocesano dos Bens Culturais da Igreja. As suas principais áreas de investigação enquadram-se na História Económica e Social dos séculos XV e XVI, na História dos Açores (séculos XV-XVI) e na Arquivística Histórica (séculos XV-XX). Tem publicado vários livros e artigos em revistas da especialidade.

References

Cação, R. & Dias, P. (2003). Introdução ao e-learning. Porto: SPI.

Cordeiro, C., Wallenstein, N., Costa, S. G., Rezendes, S. & Rebelo, M. F. (2014). Disciplina de História, Geografia e Cultura dos Açores: orientações curriculares e metodológicas. Disponível em: http://base.alra.pt:82/Doc_Req/Xrequeresp442.pdf.

Despacho n.º 158/2010 de 3 de março. Fixa as regras de funcionamento da Formação Contínua de Pessoal Docente e Pessoal Não Docente na Região Autónoma dos Açores e aprova os respectivos regulamentos. Jornal Oficial, II Série, n.º 42.

Decreto Legislativo Regional n.º 21/2010/A, de 24 de junho. Estabelece os princípios orientadores da organização e da gestão curricular da educação básica para o sistema educativo regional. Jornal Oficial, I Série, n.º 103.

Decreto Legislativo Regional n.º 2/2014/A, de 29 de janeiro. Orçamento da Região Autónoma dos Açores para o ano de 2014. Diário da República, 1.ª Série, n.º 20.

Despacho n.º 1311/2014 de 30 de Julho. Criação de uma Comissão Científica e Pedagógica, responsável pela produção das orientações curriculares e metodológicas da nova disciplina, em articulação com os currículos em vigor, nomeadamente o currículo regional, e disciplinas que compõem as matrizes curriculares dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Jornal Oficial, II Série, n.º 145.

DREF. (2010) . Referencial: Área de Formação Pessoal e Social - Área Curricular Não Disciplinar de Cidadania. Disponível em: https://repositorio.uac.pt/handle/10400.3/2581.

Garrison, D.; Anderson, T & Archer, W. (2000). Critical inquiry in a text-based environment: Computer conferencing in Higher Education. The Internet and Higher Education, 2 (2-3), 87-105.

Garrison, D. & Arbaugh, J. B. (2007). Researching the community of inquiry framework: Review, issues, and future directions. The Internet and Higher Education, 10, 157-172.

Lencastre, J. A. (2012). Metodologia para o desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem: Development research. In A. Monteiro, J. A. Moreira & A. C. Almeida (Org.), Educação online: Pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais (pp. 45-54). Santo Tirso: De Facto Editores.

Mayes, T. & Freitas, S. (2004). Review of e-learning theories, frameworks and models. London: Joint Information Systems Committee.

Meirinhos, M., & Osório, A. (2009). Modelos de aprendizagem em ambientes virtuais. EDUSER: Revista de Educação. 1 (1), 1-10.

Moreira, J. A. (2012). Novos cenários e modelos de aprendizagem construtivistas em plataformas digitais. In A. Monteiro, J. A. Moreira A. C. Almeida (Org.), Educação online: Pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais (pp. 27-44). Santo Tirso: De Facto Editores.

McKenney S. E. & Reeves T. C. (2012). Conducting Educational Design Research. London: Routledge.

Nieveen, N. (2010). Formative evaluation in educational design research. In T. Plomp & N. Nieveen (Eds.), An introduction to educational design research (pp. 89-101). Enschede: SLO.

Ofício-circular ref.: S-DRE/2016/3647. (2016). Orientações Curriculares para a lecionação na área de História, Geografia e Cultura dos Açores. SREC-DRE.

Pearson, J., Nelson, P., Titsworth, S. & Harter, L. (2003). Human Communication. New York: McGraw-Hill.

Plomp, T. (2010). Educational design research: An introduction. In T. Plomp & N. Nieveen (Eds.), An introduction to educational design research (pp. 9-35). Enschede: SLO.

Reeves T. C. (2012). Seven things you should know about Educational Design Research. Educause Learning Initiative. Disponível em: https://library.educause.edu/~/media/files/library/2012/8/eli7087-pdf.pdf.

Richardson, J., Arbaugh, J. B., Cleveland-Innes, M., Ice, P., Swan, P. & Garrison, R. (2012). Using the community of inquiry framework to inform effective instructional design. In L. Moller & J. Huett (Eds.), The next generation of distance education: Unconstrained learning (pp. 97-125). New York: Springer.

Sandoval, W. (2013). Educational design research in the 21st century. In R. Luckin, S. Puntanbeker, P. Goodyear, B. L. Grabowski, J. Underwood & N. Winters (Eds.), Handbook of design in educational technology (pp. 388-396). New York: Routledge.

Sousa, F. (2015). O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e-learning: progressos e desafios. Da Investigação à s Práticas, 5 (I), 79-97, Disponível em: http://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/14/11.

SREC-DREF. (2011). Referencial Curricular para a Região Autónoma dos Açores. SREC-DREF. Disponível em: https://repositorio.uac.pt/handle/10400.3/2492.

Published

2018-12-29

Issue

Section

Teacher education in a context of cyberculture